SÃO JOSÉ
250
page-template-default,page,page-id-250,bridge-core-1.0.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-18.0.9,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive

SÃO JOSÉ

O município de São José, localizado na região metropolitana da Grande Florianópolis, é o quarto mais antigo de Santa Catarina e foi colonizado em 26 de outubro de 1750, por 182 casais açorianos, oriundos das Ilhas do Pico, Terceira, São Jorge, Faial, Graciosa e São Miguel. Em 1829, recebeu o primeiro núcleo de colonização alemã do Estado.

O rápido desenvolvimento, aliado ao aumento populacional e poder econômico, fez com que, em 1º de março de 1833, através da Resolução do Presidente da Província, Feliciano Nunes Pires, São José passasse de freguesia a vila (município) e, em 3 de maio de 1856, através da lei Provincial nº 415, foi elevada à cidade.

 

A população da cidade, de acordo com o IBGE (2019) é de 246.586 habitantes. Junto com as vizinhas Florianópolis, Palhoça e Biguaçu, compõe a maior concentração urbana de Santa Catarina. A economia de São José, bastante diversa, sendo hoje baseada no comércio e serviços, além da indústria, tem destaque nas áreas de tecnologia. alimentos, indústria metalmecânica e construção civil, sendo uma das dez cidades mais verticalizadas proporcionalmente no Brasil. São José, possui o 5º maior PIB de SC e qualidade de vida com índices elevados para os padrões nacionais.

Em São José, há uma unidade do IFSC e diversas universidades, entre elas a USJ (a primeira faculdade municipal pública do país).
Com diversificada rede de saúde, a cidade conta inúmeras clínicas, hospitais particulares e o Hospital Regional de São José (Homero de Miranda Gomes), o maior da região e um dos maiores do Sul do Brasil, referência em Ortopedia/Traumatologia, Oftalmologia, UTI, Neonatologia e UTI Neonatal, Cirurgia Geral, Cirurgia Bariátrica, Emergência Geral e Pediátrica. No local, está sediado o Instituto de Cardiologia de Santa Catarina.

As regiões mais populosas da cidade, ficam próximas a BR-101. A outra rodovia importante que passa pela cidade, é a BR-282 (via expressa), que liga São José a capital Florianópolis, onde se localiza o aeroporto mais próximo, o Internacional Floripa Airport, distante 24km. Em São José, fica o Aeroclube de Santa Catarina, o mais antigo do estado.